sexta-feira, 25 de abril de 2014

LESÕES NA CORRIDA : COMO EVITAR

Prevenção de Lesões

Com a corrida vem o risco de lesões aos pés e pernas. Existem várias formas de prevenir ou minimizar esses problemas. Bons tênis de corrida, que sejam do número adequado e forneçam amortecimento e suporte ao peito do pé, ajudam muito na prevenção de lesões no pé. A maioria dos corredores alonga as pernas após uma corrida, para evitar que os músculos aquecidos se contraiam à medida que o corpo resfria. Usar bolsas de gelo sobre pontos doloridos após uma corrida pode reduzir a inflamação.


Fotos gentilmente cedidas por Art Liberman (em inglês).
Colocar gelo sobre uma lesão ou ponto dolorido após o exercício reduz o inchaço.
 

 O cross-training permite que um atleta descanse os músculos que são mais usados na atividade regular, enquanto continua se exercitando. Também permite ao atleta tonificar outros músculos.
Outra forma de se prevenir lesões é fazer cross-training, ou periodicamente substituir a corrida por uma forma diferente de exercício. A corrida movimenta mais um grupo muscular que outros. Quando um corredor pratica um tipo diferente de exercício—pedalada, natação ou remo (em aparelhos ou em um barco)—um grupo muscular diferente é exercitado.
Segurança
Muitos corredores se exercitam em estradas públicas. Nesse caso, a segurança é de primordial importância. Existem várias precauções que os corredores podem tomar para permanecerem seguros enquanto estiverem se exercitando. Uma das regras mais básicas de segurança é usar roupas facilmente visíveis—cores vivas durante o dia, e, para se exercitar logo pela manhã ou no fim da tarde, roupas de cores claras que reflitam a luz e sejam visíveis aos motoristas.

Foto gentilmente cedida por The Final Sprint (em inglês).
A corrida no inverno exige roupas mais grossas e boné e óculos escuros. Se a trilha for de gelo, travas na sola do tênis são úteis para aumentar a tração e prevenir quedas.
É muito importante usar roupas adequadas para a estação do ano: roupas leves no calor, roupas mais grossas no frio. Correr no verão exige considerações especiais para se evitar insolações. Os corredores precisam levar muita água (ou correr em um local onde tenham acesso a água) e protetor solar. Em épocas particularmente quentes, é melhor correr logo cedo pela manhã ou no fim da tarde, e não na parte mais quente do dia.
O frio traz outros tipos de preocupações e riscos. Correr sobre pistas com gelo pode levar a quedas e lesões. O corredor precisa ter o cuidado de se vestir adequadamente para não perder muito calor corporal. Luvas e bonés ajudam a fornecer calor. Filtros solares e hidratantes protegem a pele exposta contra queimaduras solares e contra o frio.

Em áreas rurais, animais de grande porte podem ser uma preocupação. Alguns corredores são atacados por leões de montanha no oeste dos Estados Unidos. Todos os corredores devem ter conhecimento sobre os animais que habitam a região e estudar a melhor forma de agir ao se deparar com um desses animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário