sábado, 28 de maio de 2016

LEITURA E ATIVIDADES 9º, 1º E 2º ANOS


 
 
APOSTILA PARA ESTUDO -II UNIDADE- EDUCAÇÃO FÍSICA
 
MITOS E VERDADES SOBRE OS CORPOS FEMININOS E MASCULINOS NA SOCIEDADE ATUAL.
ANÁLISE DE ESTEREÓTIPOS
-Características sólidas de ambos os sexos
 
O QUE É ESTEREÓTIPO:
-Estereótipo são generalizações que a sociedade faz sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.
-Estereótipo são pressupostos sobre determinadas pessoas, muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou características de indivíduos, como a aparência, condições financeiras, comportamento, sexualidade etc.
O estereótipo é bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipos acabam se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. Também porque é uma noção preconcebida e, muitas vezes, automática, que é incutida no subconsciente pela sociedade.
 
Falemos então dos estereótipos elencados para a mulher e para o homem.
 
Quais são as atividades profissionais, práticas corporais e adjetivos que caracterizam a mulher ou o corpo feminino em nossa sociedade?
Mulher – delicada, beleza, mãe, doméstica, empresária, balé, ginástica artística etc.
 
Quais são as atividades profissionais, práticas corporais e adjetivos que caracterizam o homem ou o corpo masculino em nossa sociedade?
Homem – forte, viril, chefe do lar, trabalhador, jogador de futebol, lutador (boxe, vale-tudo) etc.

           
ESTES  ESTERIÓTIPOS SÃO REAIS EM NOSSA SOCIEDADE ATUAL? O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?
 
MÍDIA E O CULTO À BELEZA DO CORPO
 
-Há, nas sociedades contemporâneas, uma intensificação do culto ao corpo em que os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.
-Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
 
-A preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos são crescentes na sociedade moderna:
-Desde 1980, através da massificação da mídia;
-Culminando com o lançamento de 2 revistas mais voltadas para os cuidados com o corpo: “Boa Forma” (1984) e “Corpo a Corpo” (1987).
-Há ainda todo o poder da televisão em valorizar tais aspectos, veiculando imagens de corpos “perfeitos” através dos mais variados formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes.
O corpo feminino, como vimos, é tratado nessa publicidade como um produto de consumo. Não é um corpo para a mulher. É um corpo perfeito, um corpo fabricado, um corpo em busca do imaginário social. A publicidade não trata a mulher, não trata o gênero ‘feminino’, mas o modifica, limita e a representa, muitas vezes, de modo preconceituoso e sexista.
. São muitas mulheres, em muitos papéis, abrindo e mantendo seu espaço ao longo dos anos. É importante que se faça esse exercício de retrocesso na história, de forma a entender a sociedade moderna e sua cultura (dominantemente masculina ou não). O Brasil do futuro tem raízes fortes no Brasil patriarcal de Gilberto Freyre. É essa a base deste trabalho: entender o passado para investigar as formas culturais do corpo do presente, principalmente o corpo utilizado pela publicidade.
As mudanças do corpo feminino ao longo dos tempos foram também um ponto que se procurou mostrar. Os percursos da mulher e da publicidade, cada um com suas diferenciações, estão ligados a essas mudanças. O corpo da mulher foi submetido a um ritmo acelerado – e padronizado – de mudanças, seja nos padrões, nas medidas, nos estilos, nas épocas históricas. O corpo é o efeito dos discursos que dão consistência simbólica à vida social. Ele é, na verdade, um material “inacabado”, sempre em mudança, sempre em mutação. É possível afirmar que, enquanto houver história, o corpo estará em mutação, em processo de modificação. O corpo virou o capital da mulher no século XXI (GOLDENBERG, 2007).
Mas, enquanto abrimos espaço para a análise de todas as variantes aqui propostas, a mídia continua, autoritariamente, usando a imagem da mulher-objeto, sensual, aquela que satisfaz os padrões de desejos impostos. Afinal, vendem-se cervejas ou mulheres? Lingeries ou corpos perfeitos? Perfume ou sexualidade? Na verdade, vendem-se imagens de corpos que, ao serem ‘consumidos’, serão a ponte para a venda do produto anunciado. Essas imagens se tornam discursos e, legitimados pela mídia, ajustam-se ao padrão de beleza vigente na sociedade brasileira. Del Priori (op. cit., p.100) afirma que os “discursos são tão mais perigosos quanto mais aderirem de maneira sub-reptícia a nosso quotidiano, fazendo-nos confundir sua normalidade com banalidade”.
Para Maffesoli (1995, p. 89) “as resignificações do social via imagens contemporâneas são produtos e produtoras do cotidiano”. A imagem do corpo feminino veiculado pela publicidade tem caráter de encenação, ficcional, lendário, mas é, de fato, uma descrição do real ou do hiper-real (MAFESSOLI, 1995, p. 95) desejado e, também, um espelho da sociedade que por ela é “atingida”.
A imagem construída se tornou a principal ligação do indivíduo com o mundo. A imagem será a sustentação de tudo, pois “dentro de uma imagem é possível justapor sem contradição qualquer coisa; o fluxo de imagens carrega tudo, independente do que o espectador possa entender ou pensar” (DEBORD, op. cit., p. 188). Afinal “imagem é cultura e faz cultura” (MAFFESOLI, 1995, p.117).
 
A BUSCA PELA BELEZA PERFEITA TEM NOS RENDIDO:
 
O consumismo desenfreado :
-Roupas estereotipadas
-A cada dia, o lançamento de novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis”.
-Medicamentos que inibem o apetite.
-A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma estimativa de que cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano de 2009 a operações plásticas.
 
QUALIDADE DE VIDA E MANUTENÇÃO DA SAÚDE
 
A qualidade de vida engloba a saúde física, mental e espiritual.
E isso pressupõe muitos aspectos, entre eles:
- adotar hábitos saudáveis;
- reservar tempo para cultura e lazer;
-obter satisfação profissional;
-cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes.
vA alimentação correta, com dieta variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior   influência na saúde e no bem-estar.
vA prática de atividades físicas, sem exageros e com orientação de um profissional de educação física, traz benefícios para a saúde das pessoas e melhora a qualidade de vida em qualquer idade.
vA visita periódica a um profissional da saúde é fundamental para obter um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento das funções do organismo.
vTer a mente saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos outros aspectos do dia a dia e da vida, como família, trabalho e relações sociais.
v  Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção. Tenha uma alimentação rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas.
v  Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.
v  Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.
v  Pratique atividades de lazer, como passear, ir ao cinema, ao teatro, viajar, fazer amigos e dançar. Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.
v  Tenha metas e objetivos. Planeje o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.
v  Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo.
v  É importante ter fé, acreditar em Deus, cultivar a espiritualidade. Estudos mostram que esses conceitos são úteis para manter o equilíbrio mental.
 
BIBLIOGRAFIA:
Equipe pedagógica do Colégio Contato, UTI - Centro Educacional Betânia Ferreira e Ministério da Educação (MEC).
ADAMI, F. et al. Aspectos da construção e desenvolvimento da imagem corporal e implicações na Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 10, n. 83, 2005.http://www.efdeportes.com/efd83/imagem.htm
Orson Camargo Colaborador Brasil Escola Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
 SAMARÃO, Liliany .O espetáculo da publicidade:a representação do corpo feminino na mídia.Liliany Samarão é mestranda do PPGC/UERJ. Graduada em Comunicação/Publicidade. Estuda o corpo feminino na publicidade.
 
 

ATIVIDADES P/ APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO TEÓRICA II UNIDADE- EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFª: ANA RITA ALVES  TURMAS: 9º, 1º E 2º ANOS

Mulher (sexo Frágil)




Compositor: Narinha - Erasmo Carlos

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas

Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça

Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher

Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção

Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte mas não chego aos seus pés

1-   A PARTIR DA LEITURA DA LETRA DE ERASMO CARLOS E DO TEXTO DADO SOBRE OS CORPOS MASCULINOS E FEMININOS, FALE UM POUCO DO PAPEL DA MULHER NO SÉCULO XXI.

9º ANOS- 25 LINHAS

1º e 2º Anos 30 LINHAS

 

 

2-    A partir da imagem e de acordo ao texto. relate o que você entendeu sobre a imagem feminina gerada pela mídia.

 



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3-    Qual a relação existente entre padrão de beleza e estereótipos?

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4-    Observe a Imagem:



 

 

De acordo ao texto o Brasil é um dos países com o maior número de plásticas.  Esclareça até que ponto a busca pelo corpo perfeito é saudável. E como pode-se manter a saúde e a qualidade de vida.

9º ANOS- 25 LINHAS

1º e 2º Anos 30 LINHAS

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