segunda-feira, 13 de maio de 2013

NUNCA É TARDE PARA APRENDER A APRENDER!



PSICOPEDAGOGIA E A PESSOA IDOSA
NO APRENDIZADO ESCOLAR
SILVA, Ana Rita Alves dos Santos[1]

HORA, Genigleide Santos da[2]

Considerando o aumento do índice de pessoas na terceira idade na sociedade atual e a alta relevância da Psicopedagogia na aprendizagem para a vida do ser humano; já que um maior conhecimento pode originar melhor uma qualidade de vida, com suas contribuições para que a pessoa da terceira idade possa exercer sua cidadania através da sua capacitação acadêmica, veículo pelo qual, pode exercer a autonomia, a pesquisa objetivou Identificar com o olhar Psicopedagógico os processos de aprendizagens voltadas às pessoas idosas inseridas na escola regular. Utilizou-se um estudo de caráter descritivo, enfoque das análises qualitativas em estudo de caso com alunos de Jovens e adultos (E.J.A): R. S. 65 anos (EJA I FASE I), C. P. S. de 61 anos (EJA 2 FASE 2)  e R. A. S. de 60 anos (EJA 2 FASE 2), vinculadas a uma escola municipal de Ilhéus/BA, partiu de um pequeno grupo de pessoas, com histórico recente de vivenciar o ensino regular, de vivenciar a relação com o aprendizado. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o formulário com 65 questões que investiga a relação do indivíduo para com a escola na atualidade, e a sua relação ao longo da vida .Foi possível detectar que todos declararam ter dificuldade de aprendizagem,e  procuraram a escola por necessidade em aprender ou em ocupar o tempo vago e que sentem prazer nos estudos, além de sentirem que o retorno ao ambiente escolar trouxe benefícios ao seu dia-a-dia, apesar de sentirem dificuldade em acompanhar a turma e desejam permanecer na escola. As considerações Psicopedagógicas  indicam que os idosos ao serem mediados adequadamente às estratégias de ensino e aprendizagem, podem ter uma qualificação intensa nas ações das aprendizagens, quando inseridas no contexto escolar. A Psicopedagogia é tida como instrumento indispensável à vida escolar dos idosos, embora encontrem barreiras nos processos de aprendizagens.   


[1] Graduada em Licenciatura Plena de Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional, pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA). Email: alves_1002@hotmail.com

[2] Mestre em Educação; Pedagoga; Especialista em Psicopedagogia e em Metodologia do Ensino Superior; Membro Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e Seção Bahia;  docente e pesquisadora do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: gshora@terra.com.br

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