PSICOPEDAGOGIA
E A PESSOA IDOSA
NO
APRENDIZADO ESCOLAR
SILVA, Ana Rita Alves dos Santos[1]
HORA, Genigleide Santos da[2]
Considerando o aumento do índice de
pessoas na terceira idade na sociedade atual e a alta relevância da
Psicopedagogia na aprendizagem para a vida do ser humano; já que um maior
conhecimento pode originar melhor uma qualidade de vida, com suas contribuições
para que a pessoa da terceira idade possa exercer sua cidadania através da sua
capacitação acadêmica, veículo pelo qual, pode exercer a autonomia, a pesquisa objetivou
Identificar com o olhar Psicopedagógico os processos de aprendizagens voltadas
às pessoas idosas inseridas na escola regular. Utilizou-se um estudo de caráter
descritivo, enfoque das análises qualitativas em estudo de caso com alunos de
Jovens e adultos (E.J.A): R. S. 65 anos (EJA I FASE I), C. P. S. de 61 anos
(EJA 2 FASE 2) e R. A. S. de 60 anos
(EJA 2 FASE 2), vinculadas a uma escola municipal de Ilhéus/BA, partiu de um
pequeno grupo de pessoas, com histórico recente de vivenciar o ensino regular,
de vivenciar a relação com o aprendizado. Utilizou-se como instrumento de
pesquisa o formulário com 65 questões que investiga a relação do indivíduo para
com a escola na atualidade, e a sua relação ao longo da vida .Foi possível
detectar que todos declararam ter dificuldade de aprendizagem,e procuraram a escola por necessidade em
aprender ou em ocupar o tempo vago e que sentem prazer nos estudos, além de
sentirem que o retorno ao ambiente escolar trouxe benefícios ao seu dia-a-dia,
apesar de sentirem dificuldade em acompanhar a turma e desejam permanecer na
escola. As considerações Psicopedagógicas
indicam que os idosos ao serem mediados adequadamente às estratégias de
ensino e aprendizagem, podem ter uma qualificação intensa nas ações das
aprendizagens, quando inseridas no contexto escolar. A Psicopedagogia é tida
como instrumento indispensável à vida escolar dos idosos, embora encontrem
barreiras nos processos de aprendizagens.
[1] Graduada em
Licenciatura Plena de Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz
(UESC); Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional,
pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA). Email: alves_1002@hotmail.com
[2] Mestre em Educação;
Pedagoga; Especialista em Psicopedagogia e em Metodologia do Ensino Superior;
Membro Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e Seção
Bahia; docente e pesquisadora do
Departamento de Ciências da Educação (DCIE), da Universidade Estadual de Santa
Cruz (UESC). E-mail: gshora@terra.com.br
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